ESTUDANDO A NOSSA LÍNGUA...

ESTUDANDO A NOSSA LÍNGUA...

TENHO ORGULHO DE ENSINAR NO...

TENHO ORGULHO DE ENSINAR NO...
AQUI O FUTURO DO SEU FILHO É CADA VEZ MAIS POSITIVO...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

QUAL A LÍNGUA QUE FALAMOS NA ATUALIDADE?

A cada dia percebo que a língua varia constantemente e isso se deve também a evolução sobretudo das "tribos", "guetos", que se formam nas comunidades. Cada grupo possui uma linguagem própria que faz referência ao seu circulo de amigos, e que é entendida apenas no lócus desses sujeito.

E você? O que pensa sobre a linguagem utilizada na atualidade, nos diferentes grupos das mais diversas comunidades? Você respeita a linguagem dos outros?

2 comentários:

  1. Olá Heloisa,
    Você fez algumas considerações muito importantes sobre as línguas das tribos, dos guetos, podemos incluir também a linguagem do msn, orkut, Twitter entre outras.
    Nós professores devemos ter a humildade de respeitá-las em suas especificidades, mas não podemos deixar de incentivar a cultura do letramento. Podemos conviver muito bem com as diversidades linguística, mas temos nosso compromisso com a língua culta, que por sinal apesar de ser uma das mais difíceis é muito bonita.
    Desculpe-me, pois sou da área de Humanas, não sou muito bom em Português.

    ResponderExcluir
  2. ABÍLIO, MUITO IMPORTANTE SUAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LÍNGUA USADA NA INTERNETE, NOS DIVERSOS SITES DE RELACIONAMENTOS.HOJE, O USO DA LINGUAGEM ATRIBUÍDA NESTES SITES,A QUAL RESPEITO MUITO, TEM INTERFERIDO NA ESCRITA DE MUITOS ALUNOS E NA COMPREENSÃO DA ORTORAFIA QUE REGE A NOSSA LÍNGUA.SOU PROFESSORA DE REDAÇÃO E MUITOS ALUNOS DO PRE-VESTIBULAR ABREVIAM AS PALAVRAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL.É PRECISO SABER USAR A LÍNGUA CORRETAMENTE, NO CONTEXTO ADEQUADO...
    .OBRIGADA PELA VISITA! VOLTE SEMPRE!

    ResponderExcluir