ESTUDANDO A NOSSA LÍNGUA...

ESTUDANDO A NOSSA LÍNGUA...

TENHO ORGULHO DE ENSINAR NO...

TENHO ORGULHO DE ENSINAR NO...
AQUI O FUTURO DO SEU FILHO É CADA VEZ MAIS POSITIVO...

quinta-feira, 24 de março de 2011

ATIVIDADE PARA O 7 ANO

Lembrando o resumo da nossa aula DE PORTUGÊS E lEITURA E INTERPRETAÇÃO:


Falamos NA AULA passada, sobre o texto publicitário. Segue abaixo alguns dados que são interessantes relembrar:


• Verbos no imperativo, a fim de persuadir, convencer o leitor de que o produto ou serviço é de qualidade e merece ser posto a prova pelo consumidor/cliente. (conheça, venha, compre, visite, compare);
• Auxílio da linguagem não-verbal (a imagem) para promover o produto ou serviço;

Analisamos um exemplo de texto publicitário na sala de aula e no próprio blog, e vocês podem usá-los como modelos para produzir os textos propagandísticos de vocês. Dei várias opções - apresentar o comércio ou serviço do pai/mãe de vocês como assunto do texto ou inventar o próprio negócio de vocês. Podem ser desde supermercados, farmácias até prestação de serviços (encanador, mecânico, eletricista, professor de música etc). Podem fazer propaganda de eventos fictícios também. Usem a criatividade de vocês.

O SUPORTE TEXTUAL a ser usado é a folha A4 e preferencialmente usando o Word ou outro programa de computador. Não se esqueçam das imagens. Elas podem ser importantes. Caso queiram enviar por e-mail o trabalho, eu aceitarei. O trabalho pode ser feito em duplas. Procurem exemplos de textos publicitários em revistas, jornais e internet caso esteja sem inspiração. Caprichem na linguagem.

Qualquer dúvida, postem comentários que responderei!


Enviar os trabalhos para o BLOG:

www.heloizaportuguesmarques.blogspot.com

ou para o E-MAIL:

profportuguesbatista@gmail.com

PARA O 8º ANO

APÓS A LEITURA DA CRÔNICA, DESTAQUE OS PRONOMES RELATIVOS E OS ANTECEDENTES DE CADA UM DELES. ASSINE SEU NOME NA POSTAGEM E RESPONDA ATENCIOSAMENTE A ATIVIDADE!

ATIVIDADE 8 ANO - PRONOMES RELATIVOS

CRÔNICA - O COELHO E O CACHORRO

De vez em quando surgem umas histórias que todos que contam juram ser verdade e até dizem que tem um primo que conheceu a vizinha da sobrinha da pessoa com a qual aconteceu o caso. A mais célebre é aquela do sapatinho vermelho da sogra que desliza debaixo do banco do carro. Lembrou?

Agora pintou uma nova. Simplesmente genial. Quem me contou garante que aconteceu na Granja Vianna, bairro da classe média alta em São Paulo, semana passada.

Eram dois vizinhos. O primeiro vizinho comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho pediram um bicho para o pai. O doido comprou um pastor alemão. Papo de vizinho:

- Mas ele vai comer o meu coelho.

- De jeito nenhum. Imagina. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos, pegar amizade. Entendo de bicho. Problema nenhum.

E parece que o dono do cachorro tinha razão. Juntos cresceram e amigos ficaram. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças, felizes.

Eis que o dono do coelho foi passar o final de semana na praia com a família e o coelho ficou sozinho. Isso foi na sexta-feira. No domingo, de tardinha, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche, quando entra o pastor alemão na cozinha. Pasmo.

Trazia o coelho entre os dentes, todo imundo, arrebentado, sujo de terra e, é claro, morto. Quase mataram o cachorro.

- O vizinho estava certo... E agora, meu Deus?

- E agora?

A primeira providência foi bater no cachorro, escorraçar o animal, para ver se ele aprendia um mínimo de civilidade e boa vizinhança. Claro, só podia dar nisso. Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora? Todos se olhavam. O cachorro rosnando lá fora, lambendo as pancadas.

- Já pensaram como vão ficar as crianças?

- E você cala a boca, porra!

Não se sabe exatamente de quem foi a idéia, mas era infalível. Vamos dar um banho no coelho, deixar ele bem limpinho, depois a gente seca com o secador da sua mãe e coloca na casinha dele no quintal.

Como o coelho não estava muito estraçalhado, assim fizeram. Até perfume colocaram no falecido. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças. E lá foi colocado, com as perninhas cruzadas como convém a um coelho cardíaco.

Umas três horas depois eles ouvem a vizinhança chegar. Notam o alarido e os gritos das crianças. Descobriram! Não deu cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta. Branco, lívido, assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.

- O que foi? Que cara é essa?

- O coelho... O coelho...

- O quê que tem o coelho?

- Morreu!

Todos:

- Morreu? Inda hoje de tarde parecia tão bem...

- Morreu na sexta-feira!

- Na sexta?

- Foi. Antes da gente viajar as crianças enterraram ele no fundo do quintal!

***

A história termina aqui, neste domingo de páscoa, de noite. O que aconteceu depois não interessa. Nem ninguém sabe.

Mas o personagem que mais me cativa nessa história toda, o protagonista da história, é o cachorro.

Imaginem o pobre do cachorro que, desde sexta-feira procurava em vão pelo amigo de infância, o coelho. Depois de muito farejar, descobre o corpo. Morto. Enterrado. O que faz ele? Provavelmente com o coração partido, desenterra o pobrezinho e vai mostrar para os seus donos. Provavelmente estivesse até chorando, quando começou a levar porrada de tudo quanto é lado.

O cachorro é o herói. O bandido é o dono do cachorro. O ser humano. Sim, nós mesmos, que não pensamos duas vezes. Para nós o cachorro é o irracional, o assassino confesso. E o homem continua achando que um banho, um secador de cabelos e um perfume disfarçam a hipocrisia, o animal desconfiado que tem dentro de nós.

Julgamos os outros pela aparência, mesmo que tenhamos que deixar esta aparência como melhor nos convier. Maquiada.

Coitado do cachorro. Coitado do dono do cachorro. Coitado de nós, animais racionais.